Novembro Negro 2023 – 2° Encontro Estadual de Clubes Negros de São Paulo acontece em Campinas

Contribuir para a capacitação e o protagonismo da população afrodescendente, promover a igualdade através de ações afirmativas, preservar o patrimônio e fortalecer o negro na sociedade brasileira. Estes são os principais objetivos dos Clubes Sociais Negros. De acordo com o escritor e poeta da Consciência Negra, Oliveira, Silveira, os “Clubes Sociais Negros são espaços associativos do grupo étnico afro-brasileiro, originário da necessidade de convívio social do grupo, voluntariamente constituído e com caráter beneficente, recreativo e cultural, desenvolvendo atividades num espaço físico próprio”. Além disso, são instituições que contribuem para a manutenção da memória e patrimônios da cultura negra em geral.

O debate sobre os Clubes Sociais Negros veio à tona na I Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Porto Alegre – RS, em 2005, iniciativa que ganhou projeção nacional. Em 2006, uma nova geração de ativistas protagonizou um movimento em prol do reconhecimento e manutenção do patrimônio material e imaterial clubista, com o objetivo de preservar as histórias, memórias e as construções edificadas pela própria comunidade negra pelo país. Infelizmente, a maioria destas construções se encontram degradadas correndo o risco de desaparecerem. Em 2014, após anos de lutas, pesquisas, encontros estaduais e nacionais, o Estado brasileiro atendeu às reivindicações do movimento clubista e executou o mapeamento dos Clubes Sociais Negros existentes no país, uma pesquisa concluída em 2015.

Segundo a pesquisadora, doutora em comunicação e ativista, Geane Vargas Escobar, “esses territórios negros, além de se constituírem como um local de sociabilidade, visibilidade e apoderamento da população negra, tinham como objetivo angariar fundos para apoiar as famílias negras em situação de vulnerabilidade, construir hospitais, escolas e custear o pagamento da liberdade dos negros escravizados, auxiliando ainda nas despesas com funeral, na educação de jovens e de adultos, aulas de etiquetas para moças, bem como aulas noturnas em suas sedes, atuando de forma incisiva na luta contra a escravidão, o racismo e a discriminação racial”.

No bojo destas discussões, e atentando para a importância deste movimento, o mandato da deputada Leci Brandão, em conjunto com os Clubes Sociais Negros, realiza o II Encontro Estadual dos Clubes Sociais Negros do Estado de São Paulo. O evento acontece no dia 10 de novembro, sexta-feira, na Câmara de Campinas, a partir das 14h00. Em pauta, dar prosseguimento aos encaminhamentos do primeiro encontro, quais sejam: 1) a construção da audiência pública dos Clubes Sociais Negros; 2) a criação do Fórum dos Clubes Sociais Negros; e 3) o desenvolvimento de um projeto de captação de recursos que possa contribuir com as demandas financeiras de todos os clubes sociais negros. A atividade contará com a presença de representantes da Fundação Cultural Palmares, do CONDEPHAAT, entre outras instituições representativas.

Com informações do portal clubessociaisnegros.com, por Geane Vargas

SERVIÇO
II Encontro dos Clubes Sociais Negros do Estado de São Paulo
10 de novembro, 14h00
Câmara Municipal de Campinas
Av. Eng. Roberto Mange, 66, Ponte Preta, Campinas – SP

Realização
Clubes Sociais Negros do Estado de São Paulo
Deputada Estadual Leci Brandão (PCdoB-SP)
Câmara Municipal de Campinas

Mais informações
(11) 3886-6790 – com Manoel Júlio