• LECI BRANDÃO REALIZA ATO PELO DIA DE OGUM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

    Leia mais
  • LECI PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DE CENTRO DE PROMOÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL

    Leia mais
  • DEPUTADA LECI É NOMEADA OUVIDORA SUBSTITUTA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

    Leia mais
  • DEPUTADAS PROTOCOLAM PROJETO DE LEI QUE VISA A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

    Leia mais
  • COMISSÃO APROVA PL DE AUTORIA DE LECI QUE EVITA PRECONCEITO RACIAL EM PROPAGANDAS

    Leia mais

Samba e políticas afirmativas*

Por Leci Brandão

A riqueza musical de nosso país é extraordinária, mas, de todos os gêneros, o samba é o de maior expressão. Espaço de luta do povo brasileiro, especialmente dos afrodescendentes, o samba já foi marginalizado e perseguido. Hoje é símbolo de nossa brasilidade. Essa mudança não aconteceu de uma hora pra outra. É resultado de um processo lento, que exigiu dedicação, trabalho e paixão.

Por toda sua história, o universo do samba e seus protagonistas merecem receber um olhar afirmativo do poder público e das instituições. Considerando isso, o mandato da deputada Leci Brandão dedicou especial atenção a esse segmento, permanecendo aberto ao diálogo com as comunidades, as escolas de samba e as entidades que as congregam, recebendo propostas e encaminhando demandas, sempre que possível.

A realização desta Sessão Solene na Assembleia Legislativa de São Paulo, em homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, é um ato importante que deve servir de provocação para que legisladores e gestores públicos e da iniciativa privada elaborem e implementem projetos e políticas voltados para o universo do samba, com foco principalmente nas pessoas -os sambistas e suas comunidades.
Que assim seja!

* Texto extraído da publicação “Memória do Samba Paulista – Tio Mário e Dona Olímpia”, editada por ocasião da Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 30 de novembro, em homenagem ao Dia Nacional do Samba. Durante o evento foram homenageados dois baluartes do samba paulista: Mário Ezequiel (Tio Mário), da Velha Guarda da Mocidade Camisa Verde e Branco, e Olímpia dos Santos Vaz (Dona Olímpia), da Velha Guarda da Vai-Vai.

Pronunciamentos

Informativos

Publicações